Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 03 > Cinco novos integrantes chegam para fortalecer o Conselhão

Notícias

Cinco novos integrantes chegam para fortalecer o Conselhão

Conselheiros foram empossados pelo Presidente Temer durante a reunião plenária, em 7 de março

publicado: 09/03/2017 18h00 última modificação: 28/09/2017 18h00

O presidente Michel Temer empossou cinco novos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) durante a 46ª reunião plenária do colegiado, realizada em 7 de março, no Palácio do Planalto, em Brasília. Alcione de Albanesi, Betania Tanure de Barros, Fernando de Castro Marques, José Vicente e Sérgio Agapito Lires Rial foram recebidos com aplausos após o presidente oficializar a posse.

Alcione Albanesi é sócia-fundadora da empresa FLC Lâmpadas e preside a organização não-governamental Amigos do Bem – um dos maiores projetos sociais do país. Betania Tanure é psicóloga, doutora pela Brunel University. Leciona em cursos de mestrado e doutorado da Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC-MG) e atua como professora convidada no Insead, no Trium e na London Business School. Foi diretora da Fundação Dom Cabral por 15 anos.

Fernando de Castro Marques, que preside a União Química Farmacêutica Nacional, também passa a compor o colegiado assim como Sérgio Rial, com 18 anos de atuação no ABN AMRO. Já José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, está retornando ao Conselho.

A chegada dos novos integrantes, além de proporcionar maior pluralidade ao grupo, eleva a participação feminina em 72% e a de negros (pretos e pardos) em 74%, na comparação com a formação anterior do Conselho. Para a secretária do Conselhão, Patricia Audi "os novos integrantes trarão ainda mais diferentes pontos de vista ao colegiado".

A portaria de nomeação dos conselheiros foi publicada na segunda feira, dia 6 de março, em edição extra do Diário Oficial da União, junto com a dispensa de Ricardo Balestreri, que deixou o CDES para assumir o cargo de secretário de segurança pública do estado do Goiás.