Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 04 > Médicos discutem saúde em GT do Conselhão

Notícias

Médicos discutem saúde em GT do Conselhão

publicado: 07/04/2017 18h00 última modificação: 04/10/2017 11h04
Rodrigo Nunes/MS

Os médicos Gonzalo Vecina e Martha Regina de Oliveira debaterão temas relacionados à área da saúde na próxima quarta-feira (12), durante reunião inaugural do grupo de trabalho sobre esse tema no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

O médico Gonzalo Vecina é professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), especializado em administração hospitalar e sistemas de saúde e mestre em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi secretário nacional da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e secretário municipal de saúde de São Paulo. Também foi Superintendente do Hospital Sírio Libanês. Atuou como consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Banco Mundial.

Médica com residência em pediatria e em saúde coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Martha Regina de Oliveira fez seu doutorado na área de saúde dos idosos na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Trabalhou no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ, no Hospital Pró Cardíaco, na Maternidade Escola da UFRJ e em unidades básicas de saúde do município de Duque de Caxias. É diretora de desenvolvimento setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), instituição da qual é servidora concursada do cargo de Especialista em Regulação de Saúde Suplementar.

A reunião do grupo de trabalho sobre “saúde” ocorrerá na próxima quarta-feira (12), das 8h30 às 18h, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), instituição parceira do Conselhão. O debate com os especialistas está marcado para o período das 9h30 às 11h30. Depois, os conselheiros vão identificar problemas afetos ao tema do GT e sugerir ações para solucioná-los.

Na segunda reunião do GT, marcada para 17 de maio, haverá discussão com autoridades do governo federal e votação para definir as recomendações que serão levadas ao presidente da República.

As propostas pactuadas entre o conjunto de conselheiros serão apresentadas formalmente ao presidente Michel Temer durante a 47ª reunião plenária, a ser realizada no dia 6 de junho, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Acompanhe as atividades do Conselhão:

11 e 12 de abril 1ª Rodada dos cinco novos grupos de trabalho
25 de abril Reunião do Comitê Gestor
16 e 17 de maio 2ª Rodada dos cinco novos grupos de trabalho
06 de junho 47ª Reunião Plenária do CDES