Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 01 > Governo otimista com a possibilidade de novos acordos comerciais para 2018

Notícias

Governo otimista com a possibilidade de novos acordos comerciais para 2018

A pauta reflete discussão realizada pelo Conselhão que, entre outras ações, recomendou a intensificação de acordos bilaterais e birregionais de comércio

publicado: 12/01/2018 00h00 última modificação: 26/01/2018 17h04 expirado
Divulgação: Governo do Brasil

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta semana o início de negociações efetivas para a celebração de acordos comerciais com o Canadá e a Coreia do Sul, países que vem buscando uma aproximação maior com o Brasil. A importância de firmar acordos com países economicamente expressivos foi amplamente destacada nos debates ocorridos no âmbito do grupo de trabalho de relações internacionais e política comercial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) em 2017.

Como resultado do debate, houve enfática recomendação nesta direção ao presidente da República por parte dos conselheiros.

Além Canadá e Coreia do Sul, para os quais já há mandato negociador, há possibilidade de avanços significativos ao longo de 2018 com outros países mencionados no debate dos conselheiros com representantes do governo. Entre os quais, cabe destaque ao México, Índia e países que integram a Associação Européia de Livre Comércio, o EFTA (Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein), todos países que vem apresentando relevante desempenho no comércio internacional.

Em entrevista recente ao jornal Valor Econômico, o secretário de Comércio Exterior, Abrão Árabe Neto, destacou esses e outros objetivos do governo federal para a área e sublinhou seu otimismo.

No site do Conselhão é possível encontrar o rol completo de recomendações elaboradas pelo mencionado grupo de trabalho.