Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 10 > CDES participa de Cúpula sobre Diálogo Social

Notícias

CDES participa de Cúpula sobre Diálogo Social

Experiência brasileira é apresentada na Colômbia

publicado: 30/10/2018 15h51 última modificação: 30/10/2018 15h51
Sedes/CC

O Conselheiro Germano Rigotto e a Secretária Adjunta da Sedes, Maria França e Leite Velloso, participaram no último 24 de outubro, no Valle del Cauca, na Colômbia, da Cúpula sobre Diálogo Social. Promovida pela Procuradoria Geral da Nação, que convidou e solicitou a participação de representação do CDES e de órgãos dedicados ao diálogo social de outros países latino americanos, o evento contou com apoio da Organização dos Estados Ibero-aemericanos (OEI). A cerimônia de abertura contou com as presenças da Vice-Presidente da Colômbia, Marta Lucia Ramirez, e do Procurador Geral da Nação, Fernando Carillo Flórez.  

Para o conselheiro Germano Rigotto, “o diálogo permanente com a sociedade é fundamental para o fortalecimento da democracia na Colômbia e, de um modo geral, em toda a América Latina. A experiência de 15 anos de diálogo e de formulação de recomendações do CDES brasileiro pode contribuir para o processo ainda em curso de construção da paz na Colômbia”. No encontro, que reuniu cerca de 70 autoridades públicas do país e lideranças políticas, empresariais e sociais daquele país, foram apresentadas também experiências de diálogo da Espanha, Chile e Peru.

Em sua apresentação às autoridades e demais participantes colombianos e estrangeiros, Rigotto destacou os avanços da participação social no Brasil desde a redemocratização e a efetividade do diálogo promovido pelo Conselho brasileiro. Notou que importantes resultados foram conquistados nos últimos anos precisamente a partir de recomendações do CDES. Autoridades e representantes da Colômbia – que ainda não possui um conselho econômico e social ou instituição similar em âmbito nacional – presentes ao evento demonstraram grande interesse em conhecer melhor o funcionamento do Conselhão.

A Cúpula teve como objetivos iniciar um processo de construção de amplo consenso sobre o valor do diálogo social para superar as diferenças; possibilitar um espaço plural com os distintos pontos de vista da sociedade; permitir a convivência e a confiança mútua necessárias à criação de uma cultura de respeito e de tolerância; e pavimentar o caminho para a ação conjunta.

A Procuradoria Geral da Nação da Colômbia tem o mandato constitucional de proteger os direitos fundamentais dos cidadãos, a garantia do Estado Social de Direito, a luta contra a corrupção e a defesa do interesse público. Dentre os direitos fundamentais consagrados pela Carta Política, se sobressai justamente a participação cidadã como um dos cimentos da democracia e o diálogo social, tidos como ferramentas essenciais para acelerar e dar sustentabilidade ao admirável esforço que o país vizinho vem fazendo na conquista de uma paz duradoura.