Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Conheça os novos aconselhamentos do CDES para o governo federal

Notícias

Conheça os novos aconselhamentos do CDES para o governo federal

Neste mês, o Conselhão fechou nove recomendações que serão apresentadas formalmente em junho

publicado: 29/05/2018 11h45 última modificação: 15/06/2018 16h29

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) se prepara para entregar formalmente ao governo federal nove novas recomendações. As propostas visam acelerar o desenvolvimento econômico e social do país, contemplando medidas a serem executas em curto, médio e longo prazos. A entrega formal ao governo ocorrerá durante a 48ª reunião plenária do colegiado, prevista para o dia 5 de junho.

As recomendações versam sobre temas atuais e de grande impacto para o Brasil: “revolução digital”, “profissões do futuro” e “pacto federativo. Para cada um deles foram sugeridas três medidas.

Os aconselhamentos que se referem à revolução digital apontam para a importância da ampliação e qualificação da infraestrutura existente e para a consolidação de uma estratégia nacional para a economia digital.

Em profissões do futuro, as recomendações visam estimular iniciativas voltadas à transformação digital com foco em inovação, atualização tecnológica e desenvolvimento de aptidões socioemocionais, além de fomentar o ecossistema empreendedor de novas tecnologias.

Por fim, o grupo de pacto federativo destacou como principais pontos reformas tributária política, solicitando que os debates em torno desses assuntos possam ser aprofundados.

Para chegar às propostas finais, os conselheiros se reuniram em grupos de trabalho nos meses de abril e maio. Em um primeiro encontro contaram com apoio de especialistas, enquanto que no segundo momento puderam debater com autoridades do governo. A partir daí, formularam três propostas para cada tema.

As propostas serão avaliadas pelo governo, que definirá quais delas serão implementadas.

Para conhecer o texto integral das recomendações de cada grupo, clique nos links abaixo:

Revolução Digital

Profissões do Futuro

Pacto Federativo