Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Ministros participam de grupos de trabalho do Conselhão

Notícias

Ministros participam de grupos de trabalho do Conselhão

Eliseu Padilha e Eduardo Guardia confirmam presença no GT “Pacto federativo”

publicado: 10/05/2018 18h00 última modificação: 30/05/2018 11h49

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) recebe autoridades de governo para ouvir seus comentários e propostas no que se refere aos temas revolução digital, profissões do futuro e pacto federativo. O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, têm presença confirmada no dia 16, quando o grupo discute “pacto federativo”.

O debate com representantes governamentais faz parte da metodologia de trabalho do Conselho, que contempla diálogo com especialistas e governo antes da definição de nove recomendações – três para cada tema – que serão levadas ao presidente da República. Os encontros de trabalho começaram em abril e terão continuidade nos dias 14, 15 e 16 de maio, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.

No dia 14 (segunda), o grupo de trabalho sobre revolução digital contará com a participação da secretária-executiva do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Yana Dumaresq e do secretário de tecnologia da informação e comunicação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), Luis Felipe Salim Monteiro. Representando o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) estarão presentes o secretário de desenvolvimento tecnológico e inovação, Maximiliano Martinhão; o secretário de telecomunicações, André Miller Borges; e a diretora do departamento de Políticas para a Transformação Digital, Miriam Wimmer (MCTIC).

O grupo de profissões do futuro, que se encontra no dia 15 (terça), tem entre os convidados os representantes do MCTIC. São eles: o diretor do departamento de ecossistemas digitais, Otavio Caixeta e o secretário de desenvolvimento tecnológico e inovação, Maximiliano Martinhão.

E encerrando o ciclo dos grupos neste semestre, no dia 16 (quarta), o de pacto federativo contará com o os ministros Eliseu Padilha, Eduardo Guardia e o presidente da ENAP, Francisco Gaetani.

Efetividade - desde a sua recomposição, em novembro de 2016, o Conselhão já entregou ao governo federal trinta recomendações sobre temas como educação básica, saúde, segurança pública e empregabilidade no Brasil do século XXI. Já foram implementadas 68% das determinações presidenciais relativas às recomendações e outras 28% estão em desenvolvimento.