Conselhos pelo Brasil
Existem dezenas de conselhos de desenvolvimento estaduais e municipais no Brasil, o que indica o caráter bem-sucedido dessa forma de atuação democrática e participativa.
Entre estados que adotam ou já adotaram essa experiência em seu modelo de governança, podemos citar Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Sul. O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal, por exemplo, possui câmaras temáticas de discussão. No estado do Paraná, um dos primeiros a adotar o modelo, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social foi criado em 1983.
Estima-se que haja mais de quarenta conselhos municipais no país, incluindo os das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O Conselho da Cidade do Rio de Janeiro auxilia na revisão e no acompanhamento do Plano Estratégico da Prefeitura. É composto por cidadãos que se destacam por seu conhecimento das questões do município ou por sua contribuição para melhorar a qualidade de vida na cidade.