Quinta-feira, 18 de dezembro de 2014
 
Notícia

Governo cria Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade

Conselheiros Jorge Gerdau e Abílio Diniz estão entre os representantes da sociedade civil

Jorge Gerdau, presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, comandará a Câmara. Durante o evento, ele reforçou a visão de gestão apresentada pela presidenta Dilma Rousseff

Para a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o objetivo central da Câmara é discutir competitividade.

Assessoria da Sedes

11/05/2011

 

 

Conselheiros Jorge Gerdau e Abílio Diniz vão participar da CGDC Conselheiros Jorge Gerdau e Abílio Diniz vão participar da CGDC

A presidenta Dilma Rousseff instalou nesta quarta-feira,  11 de maio de 2011, a Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade (CGDC), vinculada ao Conselho de Governo da Presidência da República. 

A CGDC busca aprimorar a gestão pública, não só na formulação de mecanismos de controle da qualidade de gasto público, como também no estabelecimento de diretrizes.

O presidente da Câmara, Jorge Gerdau, reforçou a visão de gestão apresentada pela presidenta Dilma Rousseff, no sentido de aprimorar custo, receitas e qualidade de serviços e, também, em longo prazo, aprimorar o país em sua estrutura gerencial como um todo.

Presidenta Dilma Rousseff

"Para mim, é um momento muito importante e é um privilégio reunir nesta Câmara alguns dos maiores especialistas em planejamento estratégico, em gestão de negócios e em gestão de pessoas.

(...)

O Brasil pode, nesse caminho da ampliação, da melhoria da gestão, do desempenho – eu achei muito importante a palavra “desempenho”, viu, conselheiros, nesta Câmara – e da competitividade, o Brasil tem um ganho excepcional, porque nós partimos de uma base, do ponto de vista da comparação internacional, mais pobre, mas ela mesma pode nos permitir uma grande expansão no futuro. Por isso, está no centro da minha política de governo esta Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade". 

Presidenta Dilma discursa na cerimônia de instalação da CGDC Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

 

Ministra do Planejamento Miriam Belchior


Ministra Miriam Belchior integrará nova Câmara (Arquivo PR)
"Para alcançarmos esse objetivo, teremos que enfrentar sistemicamente e com empenho ainda maior os desafios de inovação na gestão, tanto na área pública, quanto na área privada".

 

Composição

A Câmara contará com representantes do Governo Federal – os titulares da Casa Civil (Antônio Palocci), da Fazenda (Guido Mantega), do Planejamento (Miriam Belchior) e do MDIC (Fernando Pimentel) – e da sociedade civil.

Os quatros representantes da sociedade civil, com reconhecida experiência e liderança nas áreas de gestão e competitividade, serão o empresário e conselheiro do CDES, Jorge Gerdau Johannpeter  (presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau), que presidirá a Câmara de Políticas de Gestão; o empresário e conselheiro do CDES Abílio Diniz (dono da Companhia Brasileira de Distribuição - redes Pão de Açúcar, Extra, CompreBem, Sendas e Ponto Frio); Antônio Maciel Neto (presidente da Suzano Papel e Celulose); e Henri Philippe Reichstul (ex-presidente da Petrobras – 1999/2001).
 
Essa Câmara não terá estrutura nem quadro próprio, mas contará com o apoio técnico e logístico de uma secretaria-executiva na Casa Civil da Presidência da República. As regras para sua organização e funcionamento serão estabelecidas em regimento interno, a ser proposto pelo seu presidente e aprovado pela maioria absoluta de seus membros.

Veja também entrevista com a ministra Miriam Belchior e o conselheiro Jorge Gerdau:

 
Seu Browser não suporta a exibição de vídeos
 

Blog do Planalto e Ascom PR

Outras notícias
Twitter
Acesso à Área Restrita