Quarta-feira, 23 de maio de 2012
 
Notícia

CDES apresenta Acordo sobre Desenvolvimento Sustentável em Encontro de Secretários de Meio Ambiente

Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do Dieese, participou do II Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente – Articulação Política pela Sustentabilidade, que integra a programação oficial do Fórum Social Mundial Temático Justiça Social e Ambiental.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social é um dos parceiros da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara na realização deste Encontro, realizado entre os dias 25 e 27 de janeiro, em Porto Alegre (RS), no Salão Nobre do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

 

Assessoria da SEDES 31/01/2012

31/01/2012

 

 

Participação do conselheiro Clemente Ganz Lúcio no primeiro Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente Participação do conselheiro Clemente Ganz Lúcio no primeiro Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente

Em sua segunda edição, o Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente – Articulação Política pela Sustentabilidade teve como objetivo debater licenciamento ambiental, política nacional de resíduos sólidos, recursos hídricos e segurança alimentar, entre outros temas.
O conselheiro do CDES Clemente Ganz Lúcio participou do Painel III: Rio+20 – Sustentabilidade Ambiental e Segurança Alimentar, que ocorreu no dia 26 de janeiro. Ganz Lúcio falou sobre a articulação promovida pelo CDES sobre o Desenvolvimento Sustentável voltada para Conferência Rio+20, cujo primeiro resultado foi a assinatura do Acordo sobre Desenvolvimento Sustentável entre o Conselho e 72 organizações da sociedade civil.
Presidido pelo deputado Sarney Filho, coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e presidente da Subcomissão da Câmara dos Deputados para acompanhar a Conferência Rio+20, o Painel III também teve a participação do diretor-geral da FAO, José Graziano; do ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias; do coordenador-residente do Sistema Organização das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek; e do embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, negociador-chefe do Brasil na Conferência.
A abertura do evento foi feita pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que falou sobre os avanços alcançados na agenda ambiental brasileira desde a Rio+10 e as perspectivas para a Rio+20. A Ministra também falou sobre inclusão social, destacando a concessão do Bolsa Verde, programa federal lançado em 2011 que pretende beneficiar famílias extrativistas da Amazônia Legal e que atualmente beneficia cerca de 73 mil famílias, com projeções de chegar a 300 mil ou 400 mil famílias beneficiadas.
A abertura contou ainda com a participação do conselheiro do CDES Oded Grajew, idealizador do Fórum Social Mundial e presidente do Instituto Ethos, instituição signatária do Acordo sobre o Desenvolvimento Sustentável.

 

Evento relacionado

Participação do CDES - Frente Parlamentar Ambientalista - 26/01/2012 - Desenvolvimento Sustentável e Rio +20 

Outras notícias
« 1 2 3 4 5  de 256  »
Twitter
Acesso à Área Restrita